Filosofia.com
Disciplina:
Filosofia Professor(a): Bentto
Turma:
2º anos; Número de Aulas: 02 semanais
Visto e Carimbo:___________________
TRIMESTRE:
( X) 1º ( X ) 2º ( X ) 3º
PLANO DE
TRABALHO DOCENTE
- ConteúdosObjetivos pelos quais os conteúdos esp. foram selecionadosMetodologia da Disciplina, explicitar as Práticas PedagógicasRecursosDidáticos, materiais e tecnologiasAvaliação e Recuperação: Instrumentos.ESTRUTURANTES ESTRUTURANTES:Ética
- Filosofia política.
- Básicos:
- O conceito de ética
- Saber ético
- Política e ideologia
- Liberdade e igualdade política
Específicos:Filosofia MedievalÉtica em Tomás de Aquino e Agostinho de Hipona.Filosofia ModernaMaquiavel/O príncipe/ A filosofia/ Marxismo/ Materialismo/ Ideologia/ Alienação/ 20 de novembro/ Sincretismo/ Gramsci/ Hegelianismo.- Revolução Copernicana
- Ontologia kantiana
Refletir a natureza e a tarefa da filosofia dentro do quadro intelectual contemporâneo.Pensar o papel do individuo no processo educacional.Perceber a importância da Política na reflexão filosófica.Pesquisas.Discussão; Relatórios . Exercícios; Analise de textos filosóficos;Atividades individuais;Perguntas e respostas;Aulas expositivas.Produção de textos;- Uso de livro didático;
- quadro negro;
- giz;
- Outros: Materiais: revistas, apostilas, etc.
Instrumentos: Será através de:- 1º Provas: 5,0 pontos
- 2º trabalhos:5,0 pontos
Recuperação:Instrumentos: Será através de:- 1º trabalhos: 5,0 pontos
- 2º Provas: 5,0 pontos
Referências:CHÂTELET,
François. História da filosofia : idéias, doutrinas. Rio de
Janeiro: Zahar, 1973-1983.; DCE.
Secretaria do Estado de Educação – SEED.; ARANHA, Maria Lúcia.
Filosofando:
Introdução à Filosofia. 1 ed. SP, Moderna 1986.
GILES, Thomas R.
Introdução à Filosofia. São Paulo, EPU
Edusp,
2000.
: Acompanha as
atualizações online:
https://bfagundess.blogspot.com/2019/02/planos-de-aulas-2-ano.html
Ass. do
Professor:___________________________________
Conteúdos Específicos
- Conteúdos 1º Trimestre: ÉticaConteúdos 2º Trimestre: ÉticaConteúdos 3º Trimestre: Filosofia políticaObservaçãoÉtica: Ética e violência; Liberdade: autonomia do sujeito e necessidade das normas; Pluralidade ética; Razão, desejo e vontade;
- Apresentação e Retomada de conteúdos
- NIVELAMENTO DE APRENDISAGEM
- Helenismo;
- Neoplatonismo
- estoicismo
- Pensamento Medieval
- Patrística.
- A doutrina da Patristica
- O podemos afirmar sobre a patristica?
- Trabalho
- 08 de Março: Dia internacional da mulher
- Orientações para elaboração de trabalho de filosofia;
- Filo de Alexandria.
- O fim do período Medieval.
- Avaliação: Teste objetivo
RETOMADA DE CONTEÚDOS- Agostinho de Hipona.
- A cidade do Criador;
- Escolástica
- 21 de Abril
- Trivium e quadrivium
- Avaliação: Teste objetivo
RETOMADA DE CONTEÚDOS- Recuperação: Trabalho: Organon
- NIVELAMENTO DE APRENDISAGEM
- Tomás de Aquino
- Querela dos Universais;
- Giordano Bruno;
- Tomas Morus;
- Guilherme de Ockam;
- O principe do nominalismo;
- Trabalho
- Rogert Bacon;
- Alberto Magno;
- Filosofia Oriental;
- Avicena;
- Avaliação: Teste objetivo
RETOMADA DE CONTEÚDOS- Recuperação: Trabalho: Panteísmo
- Averrois;
- Pedro Abelardo;
- Boécio;
- Anselmo de aosta ou cantuaria;
- Avaliação: Teste objetivo
RETOMADA DE CONTEÚDOS- Recuperação.Trabalho: Antropocentrismo
Filosofia Política: Cidadania formal e/ou participativa; Esfera pública e privada; Liberdade e igualdade política; Política e Ideologia; Relações entre comunidade e poder;- NIVELAMENTO DE APRENDISAGEM
- Filosofia moderna.
- Ética e Bioética
- O pensamento politico moderno.
- Orientações para elaboração de trabalho de filosofia
- Trabalho;
- - A filosofia do Renascimento (pg. 58)
- Iluminismo.
- Racionalismo.
- Escola de Frankfurt;
- Avaliação: Teste objetivo
RETOMADA DE CONTEÚDOS- Retomada de Conteúdos
- Recuperação.Trabalho: Teocentrismo
- Semana de 20 de novembro.
- Blaise Pascal;
- David Hume;
- Empirismo
- 20 de novenbro (Cultura afro)
- Avaliação: Teste objetivo
RETOMADA DE CONTEÚDOS- Recuperação.Trabalho: Empirismo
As atividades avaliativas serão feitas em forma de Pesquisa no caderno; Oralidade em sla de aula; Escrita em forma de questionário; Escrita em forma de teste objetivo; Discursiva; dicertativa; jogos de linguagem; etc.
Referências:
CHÂTELET,
François. História da filosofia : idéias, doutrinas. Rio de
Janeiro: Zahar, 1973-1983.; DCE.
Secretaria do Estado de Educação – SEED.; ARANHA, Maria Lúcia.
Filosofando:
Introdução à Filosofia. 1 ed. SP, Moderna 1986.
GILES,
Thomas R. Introdução à Filosofia. São Paulo, EPU
Edusp,
2000.
:
Acompanha as atualizações online:
https://bfagundess.blogspot.com/2019/02/planos-de-aulas-2-ano.html
Ass.
do Professor:___________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário